quinta-feira, 17 de março de 2011

As Surpresas de Deus

Deus nos surpreende, Ele está sempre a nos surpreender. Quando contemplamos a plenitude da bênção do Senhor e a forma de como ela acontece em nossas vidas, podemos afirmar que essa é uma das especialidades do Senhor: surpreender seus filhos amados. Muitas vezes temos pressa em ver as coisas acontecerem, de ver a bênção se concretizar, mas o que não percebemos é que é justamente do nosso abandono, da nossa confiança, que o Senhor precisa para agir.
Não é necessário muita experiência de vida para detectar nos testemunhos que colhemos daquelas pessoas que confiam em Deus e verdadeiramente se abandonam, as Surpresas que Deus preparou para estas. É comum ouvir exclamações como esta: “Quando eu menos esperava, recebi tal bênção...”. E é exatamente assim que Deus age. Deus gosta de surpreender. Quando uma criança recebe um presente (mais precisamente o presente que ela tanto queria), ela fica muito feliz, mas não podemos negar que se esse presente chega de surpresa, em um momento que ela não imagina, a reação é ainda mais mágica, ainda mais espontânea, ainda mais vinda de dentro do coração, ainda mais, ainda mais... Pois é, não existem palavras que descrevam ou possam explicar este momento tão feliz.
Contudo, isso não quer dizer que devemos perder o foco, perder de vista as Promessas de Deus, os anseios de nosso coração e o bem querer de nossa alma, mas sim confiar, acreditando que o nosso pedido, ou melhor, o pedido de nosso coração já chegou no coração de Deus, que nos garante em Sua Palavra que tudo que pedirmos ao Pai em nome de Seu Filho Jesus , Ele nos concederá, no momento oportuno. Nas entrelinhas desta Palavra do Alto, eu já posso ler: “No momento em que te farei mais feliz com essa SURPRESA eu te abençoarei”.
Ah..como é bom ser um filho amado de Deus. Deixe-se surpreender. Já pediu? Já orou? Já clamou? Então agora descanse. Porque Ele já ouviu, já atendeu e já está aguardando o momento desse descanso pra te surpreender, para te dar uma surpresa bem bonita que só o coração de um Pai que ama desse jeito imensurável pode dar, para assim ser Louvado e Glorificado para sempre através do seu testemunho de bênção.

Raquel Almeida

Campanha da Fraternidade 2011

A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende por toda a Quaresma, traz como tema “Fraternidade e a vida no planeta” e como lema: “A criação geme como em dores de parto”.
Tratando da questão ecológica com o foco nas mudanças climáticas, a Campanha nos leva a refletir sobre como estamos cuidando do lugar que nos foi dado por Deus para que tivéssemos vida. A cultura que o mundo hoje nos apresenta é voltada cada vez mais para a disputa do poder e do ter, independente das consequências que possam gerar para a humanidade.
Estamos perdendo vida, a vida do planeta. As mais diversas catástrofes, que hoje ocupam grandes espaços na mídia, são a prova concreta dessa realidade. Fraternidade, palavra muito bonita, mas com significado esquecido, se perdeu ao longo da caminhada desordenada para o futuro. Enquanto não houver respeito pela vida, vamos ouvir sim a criação gemendo, sentindo dores de parto.

HINO DA CF 2011 - CNBB
Composição: Pe. José Antônio de Oliveira/Casimiro Nogueira

1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.

5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!

A espera

Nesse mundo corrido em que estamos vivendo, é comum que as pessoas acompanhem as mudanças, onde tudo é muito mais acelerado. Com o avanço da tecnologia, os processos estão cada vez mais ágeis e eficazes. Em tempos remotos, uma pessoa esperava por uma carta com o coração alegre, com o coração esperançoso em ler naquela folha de papel os sentimentos derramados de alguém, uma notícia, uma novidade, uma confidência e todas as outras coisas que só o coração sabe dizer. A espera tinha um “quê” de coisa boa, uma mistura de expectativa (da parte de quem escreve) com a certeza (da parte de quem recebe) do “novo” que vem selado e carimbado das mãos de alguém.
As coisas mudaram. As cartas perderam a vez. Já existe quem não saiba o que é carta. O correio eletrônico –email – é um dos frutos desse avanço desenfreado do mundo informatizado. Com esta ferramenta é possível se ter uma resposta imediata àquilo que se espera, que se pergunta. Com um “click” tudo pode mudar. Lá se foram as cartas e, com elas, as expectativas, a esperança, os sentimentos e a chegada dos novos sentimentos que só uma boa carta poderia trazer. Isso é só um dos exemplos dos que se pode dar dos resultados do imediatismo mundano. As pessoas desaprenderam a esperar. As pessoas estão perdendo a visão de que a espera – em Deus – tem gostinho bom, simplesmente pela certeza de que Deus tem o melhor. Sempre. Como aquela que aguarda a carta do seu amado, na certeza de receber as declarações correspondidas, assim devemos aguardar a resposta que tanto esperamos do Nosso Amado. Com uma esperança ímpar no coração, uma esperança de quem tem certeza da bênção, uma esperança precedida de sonhos, sucedida de projetos e realizações.
O pior fruto dessa pressa que se tem é a procura por outras fontes que não seja a Única Fonte de Água Viva  - Nosso Lindo e Poderoso Deus – por intermédio de Seu Filho Jesus. Principalmente na situação de desespero, as pessoas acabam indo em busca de pessoas e lugares que “garantem” essa resposta tão rápida. A pessoa acaba perdendo em todos os sentidos: ela perde o gostinho do “esperar em Deus”, ela perde tudo aquilo que o Senhor tem a ensinar neste tempo de espera, ela perde a Promessa Grandiosa que o silêncio do coração do Senhor a fez, ela perde a Plenitude da bênção, pois a bênção do Senhor é completa. Ele pensa em todas as coisas e abençoa seu servo em todas as situações de sua vida. Deus não faz a obra pela metade. Quando alguém vai em busca de um lugar que não é de Deus, acaba encontrando a resposta imediata que tanto esperava, porém não vinda de Deus. O resultado já se pode imaginar : um final frustrado, pois a pessoa não havia tido tempo pra se preparar pra receber o novo de Deus, não se deixou moldar por Deus, atrasando o Projeto que Deus tinha única e exclusivamente para a sua vida.
Não desista de esperar em Deus. Cada segundo da sua espera n’Ele vai valer a pena. Cada lágrima derramada neste tempo pelo incerto mais certo de todos – a Vontade de Deus – vai ser pra regar a Grandiosidade da Bênção do Senhor na  sua vida. Peça ao Espírito Santo que te abasteça nesse tempo. A carta do Senhor já vem trazendo a bênção. Espere com o coração aberto. Veja em cada detalhe o Sentimento do Senhor derramado naquilo que tanto espera. Deus é fiel.


Raquel Almeida

Padre José: 90 anos de uma vida consagrada a Deus

O aniversário de 90 anos de vida do Padre José é motivo de grande comemoração na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde ele serviu a Deus durante 30 anos, trabalhando incansavelmente, inclusive nas obras de construção. A comemoração do dia 21 de fevereiro foi antecipada para o domingo, dia 20, com uma celebração festiva com a comunidade após a Santa Missa das 8h. Cada paroquiano é convidado a agradecer a Deus pelo dom da vida desse querido sacerdote.

Conheça um pouco mais sobre a vida de Padre José

Infância
Pe. José Masques Pascoal nasceu no dia 21 de fevereiro de 1921, em Jaguaruana, pequena cidade do sertão do Ceará. Foi o segundo dos oito filhos de Ana Marques Pascoal de Oliveira e Jacinto Pascoal de Oliveira.  Quando criança, gostava de brincar de padre, “dando a bênção do Santíssimo”. Fez sua primeira comunhão na Igreja de Santana, onde foi também coroinha e participou de grupos de perseverança.
Vocação
Em 1934, com 13 anos, sentiu o chamado de Deus para a vida sacerdotal, foi estudar no Seminário Menor dos Padres Salvatorianos em Jundiaí (São Paulo). Seu pai ao se despedir, disse-lhe: -“Vá, meu filho. Vá e sê feliz. Deus te abençoe”. Em 15 de junho de 1946, foi ordenado sacerdote e escolheu o nome de Pedro. Grande devoto de Nossa Senhora, celebrou sua primeira missa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Indianópolis, São Paulo. Por onde passava, o Padre construtor deixava suas marcas, realizando obras de acabamento e restauração nas igrejas. Entrou para o Clero Secular em 1975, voltando ao nome de batismo, José Marques Pascoal.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Méier / RJ
Em 15 de julho de 1975, Padre José assumiu a Paróquia N. S. de Fátima, por motivo de transferência do Padre Joaquim Marques Pascoal, seu irmão, para a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Grajaú. Muitas dificuldades encontrou para dar prosseguimento às obras de construção da Igreja, iniciadas por Monsenhor João Luiz Cordioli em 1956. Para alcançar este objetivo empenhou-se realizando muitas campanhas, concursos, feirinhas, festas juninas e rifas.
Pe. José foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Conselho da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro. Exerceu os cargos de Assistente Espiritual dos MESCS, Assistente da Pastoral da Crisma do Vicariato Norte, Vigário Forano da 5ª Região do Vicariato Norte, entre outros.
Com o passar dos anos, devido à problemas de saúde em decorrência da idade avançada, o Pe. José já não podia seguir à frente da Paróquia. Então, em 2005, o vigário paroquial Pe. Antonio José Afonso da Costa passou a exercer a função de pároco. No ano seguinte, Pe. José foi acolhido pela Casa do Padre, no Rio Comprido, cuja missão é cuidar dos sacerdotes idosos e com problemas de saúde. A instituição é administrada pelas Irmãs da Ordem de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Pe. José é um semeador da Palavra de Deus. Para nós é motivo de grande alegria
poder celebrar seus 90 anos de vida, dos quais 65 são dedicados à vida sacerdotal.
Ele é um exemplo de fidelidade a Cristo e à Igreja.


Texto: Antonio Soares Azevedo (ASA)
Adaptação: Maíra Jaber

Faça a diferença: seja um presente de Deus!

“Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”  (Mt 5, 13-14.16)

Deus quer que você seja “sal da terra e luz do mundo”, para que as pessoas vejam que, em seu interior, existe algo diferente. A sua vida precisa fazer a diferença para melhor, você não pode passar despercebido, não pode ser um cristão anônimo. O Senhor quer chegar ao coração daqueles que ainda estão longe d’Ele, através do seu testemunho. Espalhe a luz de Cristo a sua volta, em todos os lugares.
No Livro do Profeta Isaías, Deus revela quais são os meios para que o cristão cumpra a missão de “ser sal na terra e luz do mundo”: “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia”. (Is 58, 7-10)
Destruir os instrumentos de opressão é fazer com que as pessoas gostem da sua presença, porque se sentem bem ao seu lado. Você não deve assumir uma postura de superioridade e condenação, porque os cristãos não são melhores do que os outros, mas devem ser, a cada dia, melhores para os outros. Maridos e esposas devem viver um amor que não humilha. Pais devem corrigir seus filhos com amor, sem oprimi-los, para que eles sejam animados a continuar e aprendam que quem ama ajuda o outro a crescer.
Existe uma tradução bíblica para a expressão “deixar os hábitos autoritários” que diz: “não coloque o dedo no rosto dos outros”. É preciso deixar de lado as palavras que fazem mal. Exercer a autoridade com sabedoria, sem autoritarismo.
Tenha o coração aberto para ajudar, ou seja, seja ativo em fazer o bem e disposto a dar o primeiro passo. Um cristão não pode ter medo de fazer a sua parte, não pode se omitir e ser indiferente àquele que sofre. O mundo precisa que você seja sal e luz, de forma semelhante a Dom Luciano Mendes de Almeida, que sempre se colocava a disposição de todos os que se aproximavam dele e respondia aos chamados com a frase: “Em que posso ajudar?”
Quando estiverem perto de você, as pessoas precisam sentir a presença de Jesus. É essencial evangelizar com a vida, mesmo quando não existirem meios externos, assim como fez o Cardeal vietnamita François Xavier Van Thuan, que ficou preso durante 13 anos. Os guardas que vigiavam a sua cela eram trocados toda semana, para que não se convertessem. Mesmo preso, Ele transmitia o Espírito Santo que habitava o seu coração. Você também precisa semear a boa semente da esperança, para dar sabor à vida das pessoas a sua volta.

Padre Antonio José

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BOM DIA, RIO DE JANEIRO!

“Vamos transformar o Rio de Janeiro em um Rio de Deus!”

Rádio Catedral estreia novo programa diário

Começar o dia animado pode ser tarefa difícil para muitas pessoas. Pensando nisso a Rádio Catedral lançou no dia 31 de janeiro, um novo programa na grade: "Bom Dia Catedral". Começando às 6h da manhã e ancorado pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Rainha de Todos os Santos, Padre Antônio José da Costa e pela Teóloga Nazareth Barreto, o "Bom Dia Catedral" pretende levar a Palavra do Senhor para aqueles que estão acordando.

O programa, que vai ao ar de segunda à sexta, das 6h às 7h, ainda está em fase experimental, mas já conta com a integração do público, que pode ligar para os estúdios fazendo pedidos de oração e dando depoimentos. Segundo Padre Antônio José, o programa é a oportunidade de permitir que Deus faça parte da vida do ouvinte desde cedo.

- Todo o dia, vamos escolher uma palavra da escritura e comentar sobre ela, tendo sempre a participação do público, que pode ligar para os estúdios e participar conosco. Queremos tocar aqueles que estão acordando, indo para o trabalho. Queremos levar a Palavra de Deus para eles, para que essas pessoas possam começar o dia bem, com entusiasmo, disse.

Teóloga e apaixonada por rádio, Nazareth começou na Rádio Catedral e após um tempo, retornou. Ela explica que o programa piloto superou as expectativas e anseia pelo sucesso dos próximos.

- Tivemos uma boa recepção, recebemos muitos telefonemas. Fico imensamente feliz em ver a participação do público conosco. A nossa intenção é mesmo essa. Animar a rádio desde cedo. Vamos transformar o Rio de Janeiro em um Rio de Deus, afirmou.

Com o passar do tempo e de acordo com a receptividade do público, o Bom Dia Catedral vai tomando um formato definido, a ideia é dividi-lo em blocos, mas sempre com o mesmo objetivo: formar uma corrente de solidariedade e propagar os ensinamentos de Deus.

Raquel Araujo

BOM DIA CATEDRAL
Segunda a sexta-feira, das 6h às 7h
Rádio Catedral FM 106,7
Apresentação: Padre Antonio José Afonso da Costa e Nazareth Barreto

RIOENTREVISTA Pastor Sérgio Franco


Padre Antonio José, à esquerda, e Pastor Sérgio Franco.
Nesta entrevista, o Pastor Sérgio Franco, da Aliança Missionária de Discípulos (AMD), da Zona Oeste do Rio, conta como a fé em Jesus Cristo lhe ajudou a superar o mundo das drogas e revela alguns dos principais frutos da sua conversão.

Rio de Deus: Como foi o seu relacionamento com Jesus na infância?
Pastor Sérgio Franco:
Eu fui catequizado quando criança. Fiz catecismo, primeira comunhão e até participei do grupo de jovens da Igreja, em Magalhães de Bastos, bairro do subúrbio do Rio, ao lado da Vila Militar. Eu tinha um amigo chamado Firly Nascimento Filho e juntos nós conversávamos sobre a possibilidade de sermos padres quando adultos. Porém, na juventude me afastei completamente do convívio da igreja e me envolvi com as drogas.

Como aconteceu o seu encontro pessoal com Jesus?Aos 24 anos, em processo de separação conjugal, viciado, adúltero e completamente sem projeto de vida, fui evangelizado por cristãos evangélicos da Igreja Congregacional, em Realengo, cujo pastor se chamava Paulo Welte. Confessei a minha fé no dia 04 de dezembro de 1984 e no dia 31 daquele ano, confirmei, por meio do batismo, a minha decisão de seguir o Senhor Jesus.

Quais foram as principais mudanças na sua vida?Na condição em que me encontrava, parece-me que tudo precisava ser mudado. Mas se eu fosse resumir de forma simples seria assim: quando o meu relacionamento com Deus Pai foi restaurado por meio de Jesus Cristo, eu me encontrei. Ao receber o amor de Deus, eu recebi também uma nova identidade e, desta forma, comecei um processo de aprender a me relacionar com Deus. Quando isso aconteceu, eu aprendi a me relacionar com os demais: comigo mesmo, com a família, com a igreja e com a sociedade. Eu precisei reaprender tudo, uma vez que havia me tornado uma ovelha negra e já não sabia mais nada sobre o amor. As principais mudanças na minha vida passam pela maneira como eu comecei a me relacionar e este relacionamento só foi possível quando o Senhor entrou na minha vida. Eu costumo dizer que o relacionamento com Deus é como um diapasão, se eu estou afinado com Ele posso me afinar com todos os demais. A minha relação teológica governa a psicológica, sociológica e até ecológica...(risos).

Quem foram os principais instrumentos de Deus na sua conversão?Eu penso que além do Paulo Welte, que era pastor naquela congregação, outros irmãos semearam na minha vida. Um que eu não me esqueço era analfabeto, se chamava Abraão e eu lia a bíblia para ele e ele me explicava. Pode?! Estes amados, com o amor de Jesus, mudaram o meu coração, “quando sem destino algum caminhava sem rumo para o inferno, eles estenderam suas mãos pra mim.” Eu sou grato eternamente a Deus por estes amados.

Qual é a Palavra da Sagrada Escritura que mais marcou a sua vida?
Vou transcrever aquela que me desafiou a ser mais do que um religioso: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14,33).

Como surgiu o chamado para ser pastor?
Quando eu me converti, aprendi a compartilhar a minha fé e fazia isso naturalmente, porém nunca me vi com a responsabilidade de cuidar de outras pessoas, além da minha própria família. Quando Deus me chamou, eu não acreditei que era a Sua voz porque eu não via em mim condições de atender a este chamado. Eu fui vocacionado quando era ainda novo na fé e estava num processo de libertação e cura. Apesar disso, o Espírito Santo me chamou. Eu só acreditei que era Deus quando li na Escritura Sagrada estas verdades: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1, 26-31). Ao ler estas palavras concluí: ”realmente Ele me chamou”.

Quais são os principais desafios desse ministério?Não desviar do alvo que é SE PARECER COM CRISTO. Não se desviar da missão que é SER E FAZER DISCÍPULOS. Construir relacionamentos autênticos sem hipocrisia. Aplicar as verdades e mandamentos à vida. Buscar um pastoreio equilibrado. Assegurar que todas as pessoas que frequentam as reuniões da Igreja estejam debaixo de discipulado, bem vinculadas e pastoreadas.
 
Como foi o seu relacionamento com o seu pai no passado e como está agora?
Eu sou filho de mãe solteira. O meu pai que era um homem casado, adulterou e deste adultério nasceram dois filhos: A minha irmã que se chama Diva e eu. Vi o meu pai quando criança, mas ele, que era casado e já tinha filhos, um dia encontrou Jesus, se arrependeu e abandonou o adultério e, sem muita ajuda pastoral, nos deixou e viajou para outro estado com sua verdadeira família. Por estas e por outras cresci muito revoltado com a vida. A minha mãe sempre foi uma mulher “guerreira”. Ela assumiu a criação dos filhos, mesmo vivendo em condições muito precárias à margem de uma favela chamada “Curral das éguas”. Eu penso que esta falta de referência paterna me trouxe na juventude muitos males, mas como testemunhei, aos vinte e quatro anos tudo isso mudou.
Assim que eu me converti, eu me apeguei a Palavra e lá eu ouvia as instruções do Espírito Santo. Aos 27 anos, comecei a crer que a igreja está num processo de restauração, pois o Senhor Jesus virá para uma noiva sem mancha, sem ruga e sem mácula. Logo, todas as rugas, manchas e nódoas da igreja serão lavadas pelo Espírito Santo através da Sua Palavra, conforme Paulo descreve em sua carta aos efésios. E como eu vivia intensamente esta visão, tudo o que se relacionava a restauração me chamava muito atenção, foi quando estes textos me confrontaram:
“Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Malaquias 3,24).
“Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas” (Mateus 17,11).
“Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado?” (Marcos 9,12)
Eu entendi que a interpretação que Jesus deu à profecia de Malaquias (ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais) é o principio da restauração de todas as coisas. Ou seja, que se eu buscava de fato a restauração, isso só seria possível quando o meu coração se convertesse ao meu pai e o dele ao meu.
Naquele ano (1988), eu busquei um contato com o meu pai apenas para pedir perdão a ele, dizer que eu também o perdoava, que eu entendia que ele tomou a decisão certa ao retornar para a sua família e para orar pelo seu estômago, pois o Espírito Santo me disse que o meu pai estava enfermo do estômago e que eu deveria orar por ele. Necessitei investigar para descobrir onde o meu pai estava residindo. Foi um encontro rápido, mas creio que determinante para o que Deus estava para fazer. “Lancei o meu pão sobre as águas”. Naquele dia o Senhor curou o estômago do meu pai, mas apesar disso o nosso relacionamento se resumiu naquele único encontro.
Onze anos mais tarde, ao chegar em casa, encontrei uma mensagem na minhas secretária eletrônica da parte do meu pai. Ele estava enfermo, crendo que iria morrer naqueles dias e gostaria de nos apresentar (minha irmã e eu) aos seus familiares.
Desde então, o meu pai é meu amigo, irmão e incentivador. Gostaria de escrever um livro e gravar várias mensagens contando todos os detalhes deste testemunho de restauração. Existem alguns DVDs, pois eu não me canso de falar sobre isso. Até a minha mãe teve a oportunidade de restaurar tudo com a esposa do meu pai (Jacira) e com todos envolvidos nesta história.

O que é preciso lembrar sempre?
Que o meu alvo é me parecer com Cristo, conforme está escrito: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8,29). Necessito prosseguir para o Alvo, para que o Senhor Jesus seja o primogênito de uma grande família. Para que o Pai tenha UMA família com MUITOS filhos, SEMELHANTES a Jesus. Para que o Espírito Santo siga trabalhando em mim.

Como surgiu a idéia de criar um blog? Fale um pouco desse desafio de ir para as águas mais profundas para evangelizar o mundo pela rede.Na verdade a ideia não foi minha. Eu já tinha um site (www.amd7.org) e um outro blog. Um dia, quando visitava um casal de missionários em Vila Velha – ES (Flávio e Vanessa), fui apresentado por ele a um blog que se chamava Servo Livre. Ele se inspirou num antigo e-mail que eu possuía, só que ele não sabia que o e-mail era o significado do meu nome: Servo = Sérgio e Livre = Franco. Então foi aquela brincadeira, todos riram muito dizendo que ele me amava tanto que até construiu um blog em minha homenagem com o meu nome. Daí nasceu o blog. Eu já tinha um blog chamado Perguntas e Respostas que nasceu com o propósito de responder de uma forma mais abrangente algumas perguntas que me faziam durante as minhas viagens. Devido ao curto tempo em meus deslocamentos, eu não queria ser superficial nas respostas, então pensei em criar um canal mais rápido e pessoal que o site da AMD que já existia. Desta forma, juntamos os dois blogs. Eu desisti do Perguntas e Respostas e ele, Flávio Peixoto, me serviu com o Servo Livre. Foi muito divertido tudo isso (risos).

Quais são os seus grandes sonhos e projetos para 2011?
Sonhos são os mesmos que Deus já plantou no meu coração durante anos e que já descrevi um pouco em minhas respostas anteriores. Já os projetos, são dois basicamente: um que envolve a obra de fazer discípulos no nosso estado (RJ) por meio dos solteiros da igreja. Este projeto vamos iniciar oficialmente, se Deus quiser, no feriado de carnaval, num retiro que acontece todos os anos no Monte do Santíssimo. Já o outro eu não posso falar ainda pois é “secreto”... (risos). Na verdade, estamos orando, ele ainda está sendo gerado e é um grande desafio para mim.

O Pr. Sérgio Franco, que é casado com Denise Franco e pai de um casal de filhos, também é responsável pela supervisão da obra extra local em várias cidades do Brasil e do exterior. Além de pregar a Palavra de Deus em diversos lugares, também publicou alguns livros em português e espanhol e é autor de algumas canções gravadas e disponibilizadas no site da AMD (www.amd7.org).

Outras informações:
Site da igreja local – www.igrejanorio.com.br
Site da Obra extra local – www.amd7.org
Blog pessoal – www.servolivre.com
Twitter – @francoamd7