quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cerco de Jericó

Venha adorar a Deus no Cerco de Jericó, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Rua Adriano, 158, no Méier. O encerramento será realizado no dia 7 de maio, às 16h.

O Cerco de Jericó é realizado durante sete dias e seis noites de adoração ininterrupta ao Senhor Jesus.

Escolha seu horário e venha participar conosco!
Deposite suas intenções de oração em nosso cesto virtual escrevendo para:

Pontos Coração: um chamado de amor


Em verdade vos declaro: ninguém há que tenha abandonado, por amor do reino de Deus, sua casa, sua mulher, seus irmãos, seus pais ou seus filhos que não receba muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna” (Lc 18, 29-30) 
 
E se você ouvisse essa frase de Jesus hoje, o que você faria? Largar tudo e seguir o convite do Senhor não é fácil, muitas vezes o despertar é para deixarmos de lado tudo que carregamos de ruim dentro de nós. Mas e quando este chamado se estende e vai além, pedindo que deixemos a nossa vida em favor do outro?
Esta foi a pergunta ouvida por todos os irmãos que abraçaram a causa do Pontos Coração. Este movimento da Igreja  foi fundado em 1990 pelo Padre Francês Thierry de Roucy, muito tocado pelo estado de abandono e solidão de muitas crianças. Ele sentiu o chamado para fundar pequenas casas dentro das favelas, ocupadas por quatro ou cinco jovens que quisessem doar um ou dois anos de suas vidas e assim viver dias de oração em comunidade, formando uma  pequena família e assumindo uma missão.  Eles são um ponto de ternura e refúgio dentro de um ambiente muitas vezes de misérias e tristezas.
O carisma do Pontos Coração está na compaixão e amor àqueles que sofrem, os voluntários são chamados a doarem um pouco de si para trazer alegria e conforto aos seus corações, criando laços de amizade .
No Brasil, a Pontos Coração encontra-se na Bahia, o responsável por este trabalho é o Padre Arnaud Malartic, também francês, que está há cinco anos em nosso país e há três anos é sacerdote. Sua primeira experiência com o Senhor foi em Medjugorje, lá  sentiu em seu coração uma necessidade de ajudar e fazer algo por alguém, bateu a porta da Pontos coração e hoje é peça chave neste trabalho.
Nossa primeira fundação foi na Bahia, lá estamos em duas favelas e também temos um local mais específico que fica a 30 km de Salvador. É um pequeno sítio com oito casas, lá recebemos crianças, pessoas de rua e abandonadas. Somos 40 pessoas, eu também moro neste local”, explica Padre Arnaud.
O sacerdote ficou dois anos na casa de Pontos Coração em Lima, no Peru. De acordo com ele as pessoas necessitavam de alguém para partilhar o dia-a-dia: “As duas frases que mais ouvia daquelas pessoas eram: “Visita-me e reze por mim”. As crianças só queriam brincar, eles tinham desejos de coisas simples que nós esquecemos”.
Se você está achando que para fazer parte deste trabalho é preciso ser padre ou freira, está enganado, este movimento também é um chamado para os leigos!
Para ser voluntário é preciso ter terminado os estudos, assim, antes de iniciar uma carreira ou se casar, ele é enviado para uma das 20 unidades do Pontos Coração espalhadas pelo mundo. Foi assim com Jonathan Aur, americano do estado de Missouri, com apenas 18 anos ele decidiu fazer parte dessa obra e veio para o Brasil, está há oito meses na Bahia, dentro da favela, convivendo com os moradores da região, dentre eles traficantes, crianças, idosos e doentes.
Jonathan nos conta uma experiência que o tocou profundamente: “Às 3h da manhã uma senhora bêbada bateu a porta de nossa casa pedindo pão, eu a perguntei se não havia pão em sua casa e ela me respondeu: “essa é a minha casa”, nos sentamos e comemos pão juntos”.
Daqui a três meses, ele volta a sua cidade para retomar sua vida e ingressar na faculdade, mas vai com sentimento de saudade e com a certeza de que aprendeu muitas coisas: “Hoje tenho vontade de servir, dar mais de mim, não estou lá por mim, mas pelo Senhor e pelas pessoas. Queria ser arquiteto, mas hoje vou estudar para ser médico e ter a oportunidade de continuar servindo” disse o jovem.
A Pontos coração sobrevive da providência Divina e das pessoas que ajudam com suas doações espontâneas, além disso, cada jovem antes de sair deve procurar padrinhos financeiros e espirituais para as crianças, eles se comprometem a doar a quantia que podem para o sustento da missão.
Se você sente em seu coração um chamado forte a fazer a diferença na vida de alguém e sabe que precisa mergulhar em águas mais profundas, se informe mais sobre esta missão! Quem sabe Deus quer você abraçando e consolando uma criança do outro lado do mundo.
Entre no site e tenha mais informações de como participar e ajudar este trabalho tão abençoado: HTTP://brasil.pontoscoracao.org
Pe. Arnaud na palestra para o Grupo de Jovens "Na Fenda da Rocha"
A maior ajuda para nós é entrar em nosso olhar, que as pessoas vejam como nós a solidão que existe no mundo, não unicamente nas favelas, mas em muitos lugares e com o dom da amizade tentar remediá-la”.  Pe. Arnaud.
 
Uma criança precisa sobretudo ser amada, ser escutada e receber carinho.
Precisa de um coração que seja um refúgio para ela;
Uma presença paterna e materna;
Uma presença de um irmão ou de um amigo;
Uma presença do Amor;
Uma presença que só Deus pode preencher."

Oração

“Recorrei ao Senhor e ao Seu Poder,
procurai continuamente Sua Face”
Salmo 104,4

Neste versículo, o salmista nos direciona a buscar o Senhor sem cessar. Se prosseguirmos nesta leitura, observaremos a Infinita Bondade do Pai pelos Seus “pequeninos”. Desde o Antigo Testamento já temos incontáveis exemplos de pessoas que mantiveram uma relação muito próxima com o Senhor através da oração. Em todos esses casos há uma resposta, uma recompensa da parte de Deus.
Em Sua Palavra, o Senhor nos garante livre acesso a Ele através da oração, independente da situação ou do local onde nos encontramos.
Contudo, Nosso Deus é Aquele que ouve nosso clamor ainda que a gente não fale, pois Ele sonda, sobretudo, o que há dentro do coração. Quanto mais se busca a Ele, mais Ele se mostra, mais se aprende a ouví-lo.
Por todas essas coisas, a Quaresma é um sugestivo, favorável e eficaz tempo para inesquecíveis conversas com o Senhor, já que aproveitamos este tempo para d'Ele nos aproximarmos e com Ele aprendermos.
Deste modo, ao abrirmos mão do nosso “eu”, das vontades as quais o nosso instinto humano nos remete, recorrendo ao jejum, à caridade e à oração, damos mais espaço para Deus agir em nossas vidas e temos mais tempo e sabedoria para ouvir aquilo que há tempos Ele nos quer dizer.
Se pararmos para pensar, perceberemos que o que nos afasta de Deus e nos impede de ter um relacionamento mais rico e sólido com Ele são as coisas que escolhemos como prioridade, são as coisas capazes de satisfazer nossos interesses e nossas vontades mais intensas. Por isso, a Quaresma nos oferece este tempo como um deserto, já que nos faz estar longe daquilo que consideramos essencial, daquilo que nos causa, inclusive, apego.
Quando nos afastamos de nossos próprios interesses, nos empenhamos em ajudar ao próximo e buscamos o Senhor em oração. Nosso Deus Fiel não nos fica indiferente. Como foi dito anteriormente, Ele sonda os corações, se agrada quando encontra o nosso amor por Ele e, neste momento, Ele fala, direciona, sonda, transforma e faz deste deserto um manancial de restauração, santificação e bênçãos.
Nesta Quaresma, busque o Senhor em oração, abrindo seus ouvidos para a Voz que vem do Alto, estando pronto para se posicionar para a direção que o Senhor vai te indicar. O Senhor quer viver com você este deserto. Acalme seu coração, guarde suas vontades, ore, silencie e ouça a Voz d'Aaquele que a tempos quer contigo falar.

Raquel Almeida

Esmola

Quaresma, tempo de preparação para a celebração da Páscoa, é nesse tempo que devemos silenciar nossos corações e viver intensamente as práticas quaresmais como forma de penitência. Nesse tempo podemos recordar o fundamento da vida cristã que é a fé em Jesus Cristo e em seu Evangelho.
Uma das práticas quaresmais que devemos vivenciar é a esmola. O que vem a ser esmola? Logo o pensamento se volta para a ação concreta, uma coisa oferecida por caridade a uma pessoa necessitada. Mas a esmola não é só isso, é muito mais que saciar uma fome ou cobrir uma necessidade material momentânea de um coração sofrido. Doar-se, talvez seja esse o tipo de esmola mais difícil de ser praticada. Ouvir, calar, estar pronto para servir sem esperar nada em troca, a não ser um sorriso de agradecimento.
A caridade, não deve ser somente a piedade que se tem pelos sofrimentos alheios. Todos somos filhos daquele que sempre espera de nós a colaboração no plano de Salvação, iniciado por Maria com o seu “sim”. Ser caridoso, consiste na boa disposição de ânimo para com todas as criaturas. Amar é doar-se, amar é servir é pensar no outro. O egoísmo que tantas vezes nos cega das necessidades do irmão, impede de sermos aquilo que Deus, nosso Pai, planejou para nós. Quando deixo prevalecer as minhas necessidades sem pensar que as mesmas podem não ser favoráveis aos outros, é claro que estou deixando de pensar no bem comum, e em conseqüência disso estou deixando de praticar a esmola.
“ Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.” (Mt 6,3). A caridade não espera retribuição, não se dá com uma mão e se estende a outra esperando de volta uma recompensa pelo ato praticado. Ela também não necessita de alto falantes, o silêncio da esmola, é ouvido por Deus.
Servindo, foi assim que Jesus Cristo passou pelo mundo e foi esse ensinamento que Ele nos deu.

Sonia Oliveira

quinta-feira, 17 de março de 2011

As Surpresas de Deus

Deus nos surpreende, Ele está sempre a nos surpreender. Quando contemplamos a plenitude da bênção do Senhor e a forma de como ela acontece em nossas vidas, podemos afirmar que essa é uma das especialidades do Senhor: surpreender seus filhos amados. Muitas vezes temos pressa em ver as coisas acontecerem, de ver a bênção se concretizar, mas o que não percebemos é que é justamente do nosso abandono, da nossa confiança, que o Senhor precisa para agir.
Não é necessário muita experiência de vida para detectar nos testemunhos que colhemos daquelas pessoas que confiam em Deus e verdadeiramente se abandonam, as Surpresas que Deus preparou para estas. É comum ouvir exclamações como esta: “Quando eu menos esperava, recebi tal bênção...”. E é exatamente assim que Deus age. Deus gosta de surpreender. Quando uma criança recebe um presente (mais precisamente o presente que ela tanto queria), ela fica muito feliz, mas não podemos negar que se esse presente chega de surpresa, em um momento que ela não imagina, a reação é ainda mais mágica, ainda mais espontânea, ainda mais vinda de dentro do coração, ainda mais, ainda mais... Pois é, não existem palavras que descrevam ou possam explicar este momento tão feliz.
Contudo, isso não quer dizer que devemos perder o foco, perder de vista as Promessas de Deus, os anseios de nosso coração e o bem querer de nossa alma, mas sim confiar, acreditando que o nosso pedido, ou melhor, o pedido de nosso coração já chegou no coração de Deus, que nos garante em Sua Palavra que tudo que pedirmos ao Pai em nome de Seu Filho Jesus , Ele nos concederá, no momento oportuno. Nas entrelinhas desta Palavra do Alto, eu já posso ler: “No momento em que te farei mais feliz com essa SURPRESA eu te abençoarei”.
Ah..como é bom ser um filho amado de Deus. Deixe-se surpreender. Já pediu? Já orou? Já clamou? Então agora descanse. Porque Ele já ouviu, já atendeu e já está aguardando o momento desse descanso pra te surpreender, para te dar uma surpresa bem bonita que só o coração de um Pai que ama desse jeito imensurável pode dar, para assim ser Louvado e Glorificado para sempre através do seu testemunho de bênção.

Raquel Almeida

Campanha da Fraternidade 2011

A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende por toda a Quaresma, traz como tema “Fraternidade e a vida no planeta” e como lema: “A criação geme como em dores de parto”.
Tratando da questão ecológica com o foco nas mudanças climáticas, a Campanha nos leva a refletir sobre como estamos cuidando do lugar que nos foi dado por Deus para que tivéssemos vida. A cultura que o mundo hoje nos apresenta é voltada cada vez mais para a disputa do poder e do ter, independente das consequências que possam gerar para a humanidade.
Estamos perdendo vida, a vida do planeta. As mais diversas catástrofes, que hoje ocupam grandes espaços na mídia, são a prova concreta dessa realidade. Fraternidade, palavra muito bonita, mas com significado esquecido, se perdeu ao longo da caminhada desordenada para o futuro. Enquanto não houver respeito pela vida, vamos ouvir sim a criação gemendo, sentindo dores de parto.

HINO DA CF 2011 - CNBB
Composição: Pe. José Antônio de Oliveira/Casimiro Nogueira

1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.

5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!

A espera

Nesse mundo corrido em que estamos vivendo, é comum que as pessoas acompanhem as mudanças, onde tudo é muito mais acelerado. Com o avanço da tecnologia, os processos estão cada vez mais ágeis e eficazes. Em tempos remotos, uma pessoa esperava por uma carta com o coração alegre, com o coração esperançoso em ler naquela folha de papel os sentimentos derramados de alguém, uma notícia, uma novidade, uma confidência e todas as outras coisas que só o coração sabe dizer. A espera tinha um “quê” de coisa boa, uma mistura de expectativa (da parte de quem escreve) com a certeza (da parte de quem recebe) do “novo” que vem selado e carimbado das mãos de alguém.
As coisas mudaram. As cartas perderam a vez. Já existe quem não saiba o que é carta. O correio eletrônico –email – é um dos frutos desse avanço desenfreado do mundo informatizado. Com esta ferramenta é possível se ter uma resposta imediata àquilo que se espera, que se pergunta. Com um “click” tudo pode mudar. Lá se foram as cartas e, com elas, as expectativas, a esperança, os sentimentos e a chegada dos novos sentimentos que só uma boa carta poderia trazer. Isso é só um dos exemplos dos que se pode dar dos resultados do imediatismo mundano. As pessoas desaprenderam a esperar. As pessoas estão perdendo a visão de que a espera – em Deus – tem gostinho bom, simplesmente pela certeza de que Deus tem o melhor. Sempre. Como aquela que aguarda a carta do seu amado, na certeza de receber as declarações correspondidas, assim devemos aguardar a resposta que tanto esperamos do Nosso Amado. Com uma esperança ímpar no coração, uma esperança de quem tem certeza da bênção, uma esperança precedida de sonhos, sucedida de projetos e realizações.
O pior fruto dessa pressa que se tem é a procura por outras fontes que não seja a Única Fonte de Água Viva  - Nosso Lindo e Poderoso Deus – por intermédio de Seu Filho Jesus. Principalmente na situação de desespero, as pessoas acabam indo em busca de pessoas e lugares que “garantem” essa resposta tão rápida. A pessoa acaba perdendo em todos os sentidos: ela perde o gostinho do “esperar em Deus”, ela perde tudo aquilo que o Senhor tem a ensinar neste tempo de espera, ela perde a Promessa Grandiosa que o silêncio do coração do Senhor a fez, ela perde a Plenitude da bênção, pois a bênção do Senhor é completa. Ele pensa em todas as coisas e abençoa seu servo em todas as situações de sua vida. Deus não faz a obra pela metade. Quando alguém vai em busca de um lugar que não é de Deus, acaba encontrando a resposta imediata que tanto esperava, porém não vinda de Deus. O resultado já se pode imaginar : um final frustrado, pois a pessoa não havia tido tempo pra se preparar pra receber o novo de Deus, não se deixou moldar por Deus, atrasando o Projeto que Deus tinha única e exclusivamente para a sua vida.
Não desista de esperar em Deus. Cada segundo da sua espera n’Ele vai valer a pena. Cada lágrima derramada neste tempo pelo incerto mais certo de todos – a Vontade de Deus – vai ser pra regar a Grandiosidade da Bênção do Senhor na  sua vida. Peça ao Espírito Santo que te abasteça nesse tempo. A carta do Senhor já vem trazendo a bênção. Espere com o coração aberto. Veja em cada detalhe o Sentimento do Senhor derramado naquilo que tanto espera. Deus é fiel.


Raquel Almeida