quarta-feira, 4 de maio de 2011

Esmola

Quaresma, tempo de preparação para a celebração da Páscoa, é nesse tempo que devemos silenciar nossos corações e viver intensamente as práticas quaresmais como forma de penitência. Nesse tempo podemos recordar o fundamento da vida cristã que é a fé em Jesus Cristo e em seu Evangelho.
Uma das práticas quaresmais que devemos vivenciar é a esmola. O que vem a ser esmola? Logo o pensamento se volta para a ação concreta, uma coisa oferecida por caridade a uma pessoa necessitada. Mas a esmola não é só isso, é muito mais que saciar uma fome ou cobrir uma necessidade material momentânea de um coração sofrido. Doar-se, talvez seja esse o tipo de esmola mais difícil de ser praticada. Ouvir, calar, estar pronto para servir sem esperar nada em troca, a não ser um sorriso de agradecimento.
A caridade, não deve ser somente a piedade que se tem pelos sofrimentos alheios. Todos somos filhos daquele que sempre espera de nós a colaboração no plano de Salvação, iniciado por Maria com o seu “sim”. Ser caridoso, consiste na boa disposição de ânimo para com todas as criaturas. Amar é doar-se, amar é servir é pensar no outro. O egoísmo que tantas vezes nos cega das necessidades do irmão, impede de sermos aquilo que Deus, nosso Pai, planejou para nós. Quando deixo prevalecer as minhas necessidades sem pensar que as mesmas podem não ser favoráveis aos outros, é claro que estou deixando de pensar no bem comum, e em conseqüência disso estou deixando de praticar a esmola.
“ Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.” (Mt 6,3). A caridade não espera retribuição, não se dá com uma mão e se estende a outra esperando de volta uma recompensa pelo ato praticado. Ela também não necessita de alto falantes, o silêncio da esmola, é ouvido por Deus.
Servindo, foi assim que Jesus Cristo passou pelo mundo e foi esse ensinamento que Ele nos deu.

Sonia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário