quinta-feira, 17 de março de 2011

Padre José: 90 anos de uma vida consagrada a Deus

O aniversário de 90 anos de vida do Padre José é motivo de grande comemoração na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde ele serviu a Deus durante 30 anos, trabalhando incansavelmente, inclusive nas obras de construção. A comemoração do dia 21 de fevereiro foi antecipada para o domingo, dia 20, com uma celebração festiva com a comunidade após a Santa Missa das 8h. Cada paroquiano é convidado a agradecer a Deus pelo dom da vida desse querido sacerdote.

Conheça um pouco mais sobre a vida de Padre José

Infância
Pe. José Masques Pascoal nasceu no dia 21 de fevereiro de 1921, em Jaguaruana, pequena cidade do sertão do Ceará. Foi o segundo dos oito filhos de Ana Marques Pascoal de Oliveira e Jacinto Pascoal de Oliveira.  Quando criança, gostava de brincar de padre, “dando a bênção do Santíssimo”. Fez sua primeira comunhão na Igreja de Santana, onde foi também coroinha e participou de grupos de perseverança.
Vocação
Em 1934, com 13 anos, sentiu o chamado de Deus para a vida sacerdotal, foi estudar no Seminário Menor dos Padres Salvatorianos em Jundiaí (São Paulo). Seu pai ao se despedir, disse-lhe: -“Vá, meu filho. Vá e sê feliz. Deus te abençoe”. Em 15 de junho de 1946, foi ordenado sacerdote e escolheu o nome de Pedro. Grande devoto de Nossa Senhora, celebrou sua primeira missa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Indianópolis, São Paulo. Por onde passava, o Padre construtor deixava suas marcas, realizando obras de acabamento e restauração nas igrejas. Entrou para o Clero Secular em 1975, voltando ao nome de batismo, José Marques Pascoal.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Méier / RJ
Em 15 de julho de 1975, Padre José assumiu a Paróquia N. S. de Fátima, por motivo de transferência do Padre Joaquim Marques Pascoal, seu irmão, para a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Grajaú. Muitas dificuldades encontrou para dar prosseguimento às obras de construção da Igreja, iniciadas por Monsenhor João Luiz Cordioli em 1956. Para alcançar este objetivo empenhou-se realizando muitas campanhas, concursos, feirinhas, festas juninas e rifas.
Pe. José foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Conselho da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro. Exerceu os cargos de Assistente Espiritual dos MESCS, Assistente da Pastoral da Crisma do Vicariato Norte, Vigário Forano da 5ª Região do Vicariato Norte, entre outros.
Com o passar dos anos, devido à problemas de saúde em decorrência da idade avançada, o Pe. José já não podia seguir à frente da Paróquia. Então, em 2005, o vigário paroquial Pe. Antonio José Afonso da Costa passou a exercer a função de pároco. No ano seguinte, Pe. José foi acolhido pela Casa do Padre, no Rio Comprido, cuja missão é cuidar dos sacerdotes idosos e com problemas de saúde. A instituição é administrada pelas Irmãs da Ordem de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Pe. José é um semeador da Palavra de Deus. Para nós é motivo de grande alegria
poder celebrar seus 90 anos de vida, dos quais 65 são dedicados à vida sacerdotal.
Ele é um exemplo de fidelidade a Cristo e à Igreja.


Texto: Antonio Soares Azevedo (ASA)
Adaptação: Maíra Jaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário