quinta-feira, 17 de março de 2011

Faça a diferença: seja um presente de Deus!

“Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”  (Mt 5, 13-14.16)

Deus quer que você seja “sal da terra e luz do mundo”, para que as pessoas vejam que, em seu interior, existe algo diferente. A sua vida precisa fazer a diferença para melhor, você não pode passar despercebido, não pode ser um cristão anônimo. O Senhor quer chegar ao coração daqueles que ainda estão longe d’Ele, através do seu testemunho. Espalhe a luz de Cristo a sua volta, em todos os lugares.
No Livro do Profeta Isaías, Deus revela quais são os meios para que o cristão cumpra a missão de “ser sal na terra e luz do mundo”: “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia”. (Is 58, 7-10)
Destruir os instrumentos de opressão é fazer com que as pessoas gostem da sua presença, porque se sentem bem ao seu lado. Você não deve assumir uma postura de superioridade e condenação, porque os cristãos não são melhores do que os outros, mas devem ser, a cada dia, melhores para os outros. Maridos e esposas devem viver um amor que não humilha. Pais devem corrigir seus filhos com amor, sem oprimi-los, para que eles sejam animados a continuar e aprendam que quem ama ajuda o outro a crescer.
Existe uma tradução bíblica para a expressão “deixar os hábitos autoritários” que diz: “não coloque o dedo no rosto dos outros”. É preciso deixar de lado as palavras que fazem mal. Exercer a autoridade com sabedoria, sem autoritarismo.
Tenha o coração aberto para ajudar, ou seja, seja ativo em fazer o bem e disposto a dar o primeiro passo. Um cristão não pode ter medo de fazer a sua parte, não pode se omitir e ser indiferente àquele que sofre. O mundo precisa que você seja sal e luz, de forma semelhante a Dom Luciano Mendes de Almeida, que sempre se colocava a disposição de todos os que se aproximavam dele e respondia aos chamados com a frase: “Em que posso ajudar?”
Quando estiverem perto de você, as pessoas precisam sentir a presença de Jesus. É essencial evangelizar com a vida, mesmo quando não existirem meios externos, assim como fez o Cardeal vietnamita François Xavier Van Thuan, que ficou preso durante 13 anos. Os guardas que vigiavam a sua cela eram trocados toda semana, para que não se convertessem. Mesmo preso, Ele transmitia o Espírito Santo que habitava o seu coração. Você também precisa semear a boa semente da esperança, para dar sabor à vida das pessoas a sua volta.

Padre Antonio José

Nenhum comentário:

Postar um comentário