terça-feira, 30 de agosto de 2011

A razão da alegria cristã

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mateus 16, 18-19)

A promessa de Jesus ao primeiro Papa, São Pedro, também é atualizada hoje pelo papado de Bento XVI. O Pontífice, que celebra 60 anos de sacerdócio em 2011, é um dos mais brilhantes teólogos da Igreja Católica. Suas obras literárias conseguem de forma surpreendente revelar a face amorosa de Cristo ao mundo.
Em especial, destacamos o livro “Jesus de Nazaré”, que começou a ser escrito em 2003, onde o Papa faz uma das mais belas reflexões sobre a Ascensão do Senhor ao Céu: “Jesus parte abençoando. Abençoando, parte; e, na bênção, permanece. As suas mãos continuam estendidas sobre este mundo. As mãos de Cristo que abençoam são como um teto que nos protege; mas, ao mesmo tempo, são um gesto de abertura que defende o mundo para que o Céu penetre nele e nele possa afirmar a sua presença. No gesto das mãos que abençoam, exprime-se a relação duradoura de Jesus com os seus discípulos, com o mundo. Ao partir, Ele eleva-nos acima de nós mesmos e abre o mundo a Deus. Por isso os discípulos puderam transbordar de alegria quando voltaram de Betânia para casa. Na fé, sabemos que Jesus, abençoando, tem as suas mãos estendidas sobre nós. Tal é a razão permanente da alegria cristã”.
O conteúdo do livro, que é sempre atual, conduz o leitor à procura pela verdadeira vida de Jesus e trata de sua figura de maneira histórica e teológica, reconstruindo a sua vida a partir do Evangelho. Com extraordinário talento, o Pontífice consegue esclarecer a riqueza da Palavra de Deus e a faz alcançar o mais profundo dos corações. É o Espírito Santo que continua a inspirar e realizar maravilhas na humanidade através da Igreja. E todo o povo de Deus deve orar sempre pelo Papa e por todos os sacerdotes, para que Jesus Cristo seja ainda mais conhecido, amado e glorificado.

Cláudia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário