quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NOSSA SENHORA DE LOURDES

A fonte que continua a jorrar na gruta francesa é sinal de fé para o mundo

Quando conhecemos a história de Nossa Senhora de Lourdes percebemos que nela também se cumpre a Palavra que diz: “Deus concede graça aos humildes” (Provérbios 3,34). Pela vontade divina, no dia 11 de fevereiro de 1858, a jovem pastora de ovelhas Bernadete Soubirous, de 14 anos, recebeu a visita da mãe de Jesus, na Gruta de Massabielle, em Lourdes, na França.

Ela era uma adolescente simples, filha mais velha de um moleiro muito pobre, tinha pouca saúde e não sabia ler nem escrever. “Foi porque eu era a mais pobre e a mais ignorante que a Santa Virgem me escolheu”, afirmou Bernadete em sua carta testemunho.

“O que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes; e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu” (I Cor 1, 27-28).

Mesmo com medo, a jovem Bernadete disse sim ao chamado que sentia no íntimo de seu coração e voltou à Gruta para rezar o terço com a virgem Maria. Somente na terceira aparição, Nossa Senhora falou com ela e lhe pediu para voltar outras 15 vezes. “Repetiu-me que dissesse aos sacerdotes para construir ali uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores”.

O chamado a purificar-se na fonte foi para Bernadete como dar um passo na fé, ou seja, crer no que ainda não estava visível.  A semelhança de muitos cristãos, a jovem foi humilhada por aqueles que ainda não acreditavam que para Deus tudo é possível. Enquanto ela, absorvida em Deus, procurava a fonte, cavando a terra com as suas mãos, eles questionavam: “Como você acha que pode existir água limpa onde nós só enxergamos lama?”
Mas, em meio aos olhares de espanto, uma fonte começou a jorrar em Lourdes e, até os dias de hoje, continua milagrosamente a curar e a aliviar os corações enfermos que dela se aproximam. Todos os anos, milhares de peregrinos de todo o mundo buscam experimentar os benefícios da água de Lourdes. As curas, consideradas inexplicáveis pela Medicina, trazem para os enfermos que bebem ou se banham uma restauração da saúde do corpo e da alma.

“Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”. (Santa Bernadete)

A jovem Bernadete se tornou freira, em 1866, após entrar na escola das irmãs de São Vicente. Após 20 anos de seu falecimento, que ocorreu em 1879, a exumação constatou que o seu corpo estava intacto. Inexplicavelmente, ela parece ainda dormir e seu corpo incorrupto pode ser visto em uma urna de cristal, no Convento de Saint Gildard de Nevers, na França.

Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram”. (São Lucas 8, 16)

Hoje, somos nós que podemos dizer sim ao chamado de Deus para iluminar o mundo com a luz de Cristo. Devemos, atendendo ao apelo de Nossa Senhora, nos purificar na fonte de água viva que jorra do coração de Deus, a cada manhã, e orar pela conversão dos pecadores. Confiando que, a exemplo das orações de Santa Bernadete, a nossa intercessão pode levar ânimo e cura para muitos corações.  De forma especial, o dia 11 de fevereiro, Dia Mundial dos Enfermos,  também recorda a importância de orar pelas pessoas que estão doentes.

Oração de Nossa Senhora de Lourdes
"Sob a tua proteção procuramos refúgio", Virgem Imaculada de Lourdes que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus. Sê o amparo de todos que aliviam dia após dia os sofrimentos desses irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que com a sua morte e ressurreição venceu o poder do mal e da morte."

Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário