quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

HAGIOGRAFIA Santo Alexandre de Alexandria, Bispo (+328), 26 de Fevereiro

Este mês, lembramos a vida do bispo Santo Alexandre, que governou a Igreja em Alexandria sempre zelando pelo rebanho do Cristo e, principalmente, cuidando do alimento doutrinal que começou a ser ameaçado pelo Arianismo. Ele também é conhecido por sua doutrina apostólica, e um dos seus maiores feitos foi treinar um jovem diácono de nome Atanásio que, mais tarde, foi celebrado e admirado por todo mundo cristão.
Como Bispo, Alexandre preferia os monges, nomeando preferencialmente aqueles que viviam como eremitas no deserto, visto que ele os considerava como modelo para suas ovelhas. Ele também insistia na caridade para com os pobres na Diocese sob o seu controle, uma coisa pela qual ele ficou famoso na Diocese de Alexandria. Santo Alexandre é considerado um campeão de ensinamentos da Igreja Católica e reconhecido por seu zelo pastoral.
Santo Alexandre nasceu em 250 d.C. Foi indicado Bispo de Alexandria em 313 para suceder Santo Achillas, tornando-se famoso pela sua oposição a heresia Ariana, doutrina pregada por Ário, que dizia que Jesus não era verdadeiro Deus, mas apenas uma criatura e que teria havido um tempo em que o Filho não teria existido.
Ário era um sacerdote de Alexandria, que afirmava que somente o Pai poderia ser chamado Deus, enquanto que Cristo seria inferior ao Pai, distinto Dele por natureza. Seria, portanto, uma criatura, excelente e superior às demais, mas não divina, nem eterna.

Alexandre era gentil com os arianos, mas também muito determinado. Durante muito tempo ele se dirigiu a Ário tentando demovê-lo de suas idéias heréticas, antes de excomungá-lo, em 321 d.C. Alguns o acusavam de ter compromissado a posição da Igreja, enquanto outros afirmavam que ele era impetuoso por causa de sua posição irredutível contra o arianismo.
Ário, no entanto, continuou inflexível, envenenando ideologicamente os cristãos, mesmo depois de saber da condenação de sua doutrina. A excomunhão foi confirmada no Sínodo de Alexandria, em 327. A Circular Episcopal sobre a Heresia Ariana, de autoria de Alexandre, sobreviveu ao tempo e é uma importante parte da literatura eclesiástica daquele período.
Faleceu em Alexandria no ano de 328, dois anos depois de ter retornado do Concílio, tendo nomeado Atanásio como seu sucessor.

Fontes:
www.cademeusanto.com.br
www.evangelhoquotidiano.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário